e2314643bb72a8d6efb0d9d894abbfe0.jpg

Ordem dos Engenheiros assina Protocolo de Cooperação no âmbito da aplicação das Normas Técnicas De Acessibilidades

COMUNICADO

Lisboa, 20 de outubro de 2023

A Ordem dos Engenheiros (OE), Ordem dos Arquitetos (AO), o Instituto Nacional para a Reabilitação, IP (INR), a Estrutura de Missão para a promoção das Acessibilidades (EMPA) e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), assinam hoje, no dia em que se celebra o Dia Nacional das Acessibilidades, protocolo de cooperação para a aplicação das normas técnicas de acessibilidades. É assim dado um passo significativo na promoção e implementação das necessárias acessibilidades a edifícios e espaços públicos e privados.

Este protocolo visa estabelecer diretrizes claras para a avaliação de dúvidas e pedidos de esclarecimento decorrentes da aplicação das normas técnicas de acessibilidade (NTA). Além disso, prevê a publicação de conclusões que servirão como orientações técnicas para o setor. Especificamente no que concerne à OE, detém, em conjunto com a AO, a responsabilidade de regulação e de acompanhamento do exercício das atividades respetivamente dos Engenheiros e dos Arquitetos, onde se inclui o cumprimento das disposições legais em matéria de acessibilidades.

O protocolo compromete os signatários a:
- Avaliar questões relacionadas com a aplicação da legislação e normativos em matéria de acessibilidade, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas com mobilidade condicionada.
- Emitir conclusões e propor medidas para abordar as questões em análise.
- Homologar e divulgar as conclusões como orientações técnicas a serem seguidas por entidades que aplicam diretamente as NTA no terreno ou avaliam processos relacionados à sua implementação.
- O protocolo estabelece ainda que as orientações técnicas sejam divulgadas no site do LNEC e junto das classes profissionais representadas pelos signatários.

A cerimónia de assinatura do protocolo contou com a presença de Rodrigo Ramos, presidente do Conselho Diretivo do INR, Lia Ferreira, coordenadora da EMPA, Laura Caldeira, presidente do LNEC, Avelino Oliveira, presidente da Ordem dos Arquitetos, e Jorge Liça, Vice-presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros que refere, a este propósito que "a Ordem dos Engenheiros está empenhada na promoção da acessibilidade em Portugal. Este protocolo é um contributo importante para este objetivo, pois permitirá a uniformização da interpretação das normas técnicas de acessibilidade, garantindo a sua correta aplicação. Ainda há muito a fazer, mas Portugal está no caminho certo para melhorar a acessibilidade para pessoas com deficiência”.

- Versão original aqui »»»