e2314643bb72a8d6efb0d9d894abbfe0.jpg

Ordem dos Engenheiros promove Bolsa de Emprego para Engenheiros

Ordem dos Engenheiros promove Bolsa de Emprego para Engenheiros

Lisboa, 11 de julho de 2023

A Ordem dos Engenheiros (OE), desde 2015 que disponibiliza uma Bolsa de Emprego a todos os engenheiros com o objetivo de aproximar o mercado e as suas necessidades com os recém-formados e as suas competências.

A Bolsa é de acesso livre, no entanto as candidaturas estão restritas e membros da OE.

Com oito anos de funcionamento o balanço é positivo com mais de 2300 visitas por mês, tem neste momento mais de 3200 registados e conta já com mais de 1500 empresas inscritas, portuguesas e estrangeiras.

Aconteceu ontem a assinatura de um novo "Pacto Mais e Melhores Empregos”, iniciativa promovida e coordenada pela Fundação José Neves que conta como Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e que tem como objetivo, em conjunto com o Governo e as empresas signatárias, operar uma mudança real no atual contexto de vulnerabilidade associado ao emprego dos jovens. Com mais 51 empresas que se juntam às 50 que já o tinham feito, são agora 101 empresas, que representam mais de 260 mil empregos e já têm cerca de 46 mil jovens entre os seus trabalhadores.

É assim assumido o compromisso de em três anos aumentar não só o volume de contratação de jovens até 29 anos, como de fazer também crescer o número de jovens com contratos sem termo e com melhores salários em específico no caso da Engenharia, uma vez que possuem ensino superior, um aumento de 7% para os que ganham salários acima de 1.320 euros.

A Ordem dos Engenheiros congratula as 101 empresas que assumem este compromisso e, disponibilizará a sua plataforma para que todas as que não constam registadas, o possam fazer. Todos os anúncios publicados na Bolsa de Emprego passam pela verificação da OE e, garantem o cumprimento de condições laborais dignas de acordo com a legislação em vigor, assim como remuneratórias.

É do conhecimento de todos que Portugal atravessa uma grande escassez de recursos humanos qualificados, especialmente nas Engenharias, pelo que a OE desenvolve todos os esforços para a celeridade dos seus processos de certificação de competências, atribuição de estatuto de membro, licenças e pedidos para que todos os processos sejam rápidos e eficientes.

Face a este cenário, este ano, a OE reforçará ainda, a divulgação da campanha sobre o mote "Faz Engenharia” no contexto do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior e que tem por objetivo a captação de vocações para os cursos superiores de Engenharia.

- Versão original aqui »»»