e2314643bb72a8d6efb0d9d894abbfe0.jpg

COMUNICADO

Secil e Ordem dos Engenheiros atribuem XI Prémio Secil de Engenharia Civil a Marisa Ferreira.

Lisboa, 07 de novembro de 2023

A Ordem dos Engenheiros e a Secil, atribuíram ontem o XI Prémio Secil de Engenharia Civil a Marisa Ferreira, engenheira do projeto de estruturas do Terminal de Cruzeiros de Lisboa.

Esta é a primeira vez em quase 30 anos de história do Prémio Secil que uma mulher é distinguida.

Marisa Ferreira, nascida em 1975 em São João da Madeira, licenciou-se em Engenharia Civil na Universidade do Minho em 1998. Em 1999, ingressou na empresa Fase-Estudos e Projectos SA no departamento de Fundações e Estruturas como projetista. Em 2020, integra a Afaconsult, onde é a responsável pela equipa de Gestão e Coordenação de Projetos.

O Terminal de Cruzeiros de Lisboa é uma obra de grande envergadura, com uma implantação de 13.800 m2, inserido numa alameda de quase um quilómetro de extensão. Destaca-se pela sua arquitetura singular, que integra elementos de design contemporâneo com materiais tradicionais portugueses.

Humberto Varum, Presidente do Colégio de Engenharia Civil da Ordem, destacou a qualidade do projeto de estruturas do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, que "demonstra uma elevada competência técnica e uma grande sensibilidade para a integração da obra no contexto urbano".
"É com redobrada satisfação que participamos na distinção da obra premiada, porquanto, pela primeira vez em quase 30 anos de história do Prémio Secil, foi distinguida uma mulher", afirmou Fernando de Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros.
Sobre o Prémio Secil de Engenharia Civil

O Prémio Secil de Engenharia Civil é um galardão atribuído pela Secil e pela Ordem dos Engenheiros a obras de engenharia civil que se distingam pela sua qualidade, inovação e impacto social. O prémio é atribuído anualmente a uma obra concluída em Portugal.

- Versão original aqui »»»