5898a80e56233bb2a3e7d468b7e5cd1e.jpg

Ciclo de Conferências - Competitividade e Energia

Tema II: Competitividade da Energia

Por toda a Europa, a competitividade e o relançamento do crescimento é um dos grandes temas da atualidade, estando a energia no centro do debate.

Nas conclusões do Conselho de Energia de maio de 2013, afirma-se que "devemos mobilizar todas as nossas políticas de apoio à competitividade, ao emprego e ao crescimento", sendo crucial "o aprovisionamento das nossas economias em energia sustentável e a preços acessíveis".

Para Portugal é crítico ganhar competitividade e ter energia a preços acessíveis e sustentáveis sob os pontos de vista económico, social e ambiental.

Nesse sentido, pela sua oportunidade e utilidade, a Comissão Executiva da Especialização em Engenharia e Gestão Industrial da Ordem dos Engenheiros vai organizar um Ciclo de Conferências sobre "Competitividade e Energia", com o objetivo de coligir e estabilizar a informação mais atual sobre o assunto e que sirva de referencial a futuras análises e discussões de política energética.

As Conferências programadas são:
1. Economia e Energia.
2. Competitividade da Energia.
3. A Descarbonização da Economia.

Na segunda Conferência, dedicada à "Competitividade da Energia", pretendeu-se fazer, no contexto internacional relevante para a nossa economia, a identificação e o benchmark, dos preços e custos da energia.