5898a80e56233bb2a3e7d468b7e5cd1e.jpg

X CNCG - Conferência Nacional de Cartografia e Geodesia

A X Conferência Nacional de Cartografia e Geodesia (X CNCG) realizou-se nos dias 2 e 3 de novembro, no Instituto Politécnico da Guarda.

A conferência foi dedicada ao tema "Informação Geoespacial para os objetivos do desenvolvimento sustentável", em consonância com as temáticas atualmente em foco na Ordem dos Engenheiros, como patente no tema do Congresso 2024 "Engenharia para o desenvolvimento”.

Pretendeu-se que a X CNCG proporcionasse à comunidade científica um espaço aberto para discussão de temáticas relacionadas com a informação geoespacial que, para além da contribuição para o mapeamento da Terra, em tempo quase real, contém dados sobre o seu estado ambiental e também dados de natureza socioeconómica, constituindo assim um elemento essencial na resposta aos desafios societais.

As geociências humanas desempenharão um papel determinante na prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável, sendo que a informação geoespacial constitui a base fundamental para a implementação de medidas conducentes a uma utilização ponderada dos recursos disponíveis no planeta, em direção a uma sociedade mais próspera.

Sendo este o tema aglutinador, as mais de 60 comunicações, orais e poster, foram distribuídas por 8 sessões temáticas:  Infraestruturas de Informação Geoespacial / Cooperação Internacional, Monitorização / Mapeamento de Estruturas, Altimetria Satélite / Nível do Mar  / Hidrografia, Uso e Ocupação do Solo / Informação Geoespacial Voluntária, Observação da Terra / Fotogrametria, Informação Cadastral / Ordenamento e Gestão do Território, GNSS / Análise, Processamento e Aplicações, e Deteção Remota / Informação Geoespacial – Aplicações.

Para além das sessões técnicas, foram realizados dois painéis com intervenientes de vários setores da ciência, tecnologia e indústria, onde foram abordados os temas "A importância socioeconómica e estratégica da informação geoespacial” e "O setor espaço e a informação geoespacial”.

Um ponto alto da X CNCG foi a conferência inaugural proferida pela Dra. Vanessa Lawrence, uma personalidade bastante conhecida a nível internacional, consultora de governos e organizações, detentora de várias condecorações e distinções honoríficas por parte do governo britânico.

A Conferência contou com mais de 150 participantes, entre os quais jovens engenheiros e estudantes, cuja presença foi possível apoiar graças aos patrocínios de 8 empresas e dos parceiros institucionais, a Câmara Municipal da Guarda e o Instituto Politécnico da Guarda.

Consulte aqui as apresentações dos oradores »»»

Consulte aqui a galeria de fotografias »»»