fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt |
5898a80e56233bb2a3e7d468b7e5cd1e.jpg

Declaração de Lisboa - Associações de Engenheiros Civis dos Países de Língua Portuguesa e Castelhana

O exercício da profissão de engenheiro civil envolve a prática de actos de elevada responsabilidade pública, que devem garantir condições de segurança e merecer a confiança dos cidadãos.

As associações públicas profissionais têm a obrigação de reconhecer competências próprias para o exercício da profissão, tendo por base a formação académica e a experiência profissional adquirida.

Numa época em que a globalização tem levado a uma intensa internacionalização das empresas de engenharia e à crescente mobilidade dos engenheiros, uma nova questão se coloca em todos os países: como reconhecer as competências de engenheiros civis de diferentes formações?

Como poderão as associações profissionais contribuir para o estabelecimento de um quadro de referência que permita a confiança, entre pares, para o reconhecimento de competências?

Foi para responder a estas e a outras questões que a Ordem dos Engenheiros de Portugal realizou, entre 12 e 14 de Março de 2008, o 1.º Encontro das Associações de Engenheiros Civis dos Países de Língua Portuguesa e Castelhana, que decorreu em Lisboa.
22 de Outubro de 2010

Declaração de Lisboa

Download

21 de Outubro de 2010

Comunicado

DECLARAÇÃO DE LISBOA1.º ENCONTRO DAS ASSOCIAÇÕES DE ENGENHEIROS CIVIS DOS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA E CASTELHANA Num mundo cada vez mais globalizado, que obriga a uma crescente internacionalização das empresas, disputando mercados cada vez mais competitivos e uma concorrência ditada pelos valores económicos, a grande maioria dos [...] Ler mais

21 de Outubro de 2010

Programa Geral

TERÇA-FEIRA, 11 Jantar no restaurante da Ordem dos Engenheiros de Portugal QUARTA-FEIRA, 12 1.º Encontro dos representantes das Associações de Engenheiros Civis de Países de Língua Portuguesa e Castelhana. Jantar no Museu dos Coches com a presença de Sua Excelência o Primeiro-Ministro e com a participação dos representantes das delegações [...] Ler mais

21 de Outubro de 2010

Noticia - Engenheiros unidos

Declaração de Lisboa assinada por 16 países de língua oficial portuguesa e castelhana Lisboa foi palco de um momento histórico para os engenheiros civis de língua oficial portuguesa e castelhana, com a assinatura da "Declaração de Lisboa", a 12 deste mês, que emanou do 1.º Encontro das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua [...] Ler mais

Parceiros Institucionais