fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
484cb00733d303228791fdee8d278aea.jpg

Membro Estagiário e Efetivo

Requisitos para admissão

Podem candidatar-se à admissão como membro da Ordem dos Engenheiros todos os titulares de licenciatura, mestrado ou equivalente legal, em cursos de Engenharia, devidamente homologados pelo Ministério da Educação e Ciência conforme listas disponibilizadas pela Direção-Geral do Ensino Superior.

O processo de admissão inclui a realização de estágio.


Processo de candidatura

  1. O Candidato deverá preencher e imprimir o Formulário de Candidatura a Membro ou Formulário de Candidatura ao abrigo do Art.º 7.º, n.º 5 do Estatuto da Ordem dos Engenheiros (utilizar o computador para preencher os campos editáveis na 2.ª página do formulário).
  2. Juntar os seguintes documentos:
    - Fotocópia do B.I. ou do Cartão de Cidadão;
    - Fotografia (identificada com o nome no verso);
    - Certificados de Habilitações autenticados (obrigatório) com a descrição das unidades curriculares, data de conclusão e respetiva nota (no caso de Mestrado Integrado ou Mestrado 2.º Ciclo é também obrigatória a apresentação dos certificados de 1.º Ciclo);
    - Documentos de informação curricular (Curriculum Vitae) e declaração comprovativa da experiência profissional.
  3. Efetuar o pagamento da taxa de candidatura (80€).

Toda a documentação que integra o processo de candidatura deverá ser entregue na Sede Regional ou na Delegação Distrital da área de residência para fins profissionais. Em alternativa pode ser enviada por via postal.

Nota: Recomenda-se a todos os candidatos a leitura do Regulamento de Admissão e Qualificação em vigor.

Finalizado o processo de candidatura, a regra geral será a admissão como Membro Estagiário. No caso do Candidato já possuir experiência profissional comprovada em Engenharia por um período mínimo de cinco anos ou seis anos (para licenciados pós-Bolonha), poderá requerer a dispensa da realização de estágio, podendo ser admitido de imediato como Membro Efetivo.


O membro estagiário tem a designação de Engenheiro-Estagiário e efetua o estágio nas condições previstas no Regulamento dos Estágios e demais normas definidas pelos órgãos da OE.

Existem duas modalidades de estágio pelas quais os candidatos podem optar:

a) Duração não inferior a 6 meses nem superior a 12 meses quando o engenheiro estagiário seja titular do grau de mestre numa especialidade do domínio da engenharia conferido por uma instituição de ensino superior portuguesa, ou de um grau académico superior estrangeiro num domínio da engenharia a que tenha sido conferida equivalência àquele grau, ou que tenha sido reconhecida com esse nível;

b) Duração não inferior a 18 meses nem superior a 24 meses quando o engenheiro estagiário seja titular do grau de licenciado num domínio da engenharia conferido por uma instituição de ensino superior portuguesa no quadro da organização de estudos decorrente da aplicação do Decreto -Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelos Decretos -Leis n.os 107/2008, de 25 de junho, 230/2009, de 14 de setembro, e 115/2013, de 7 de agosto, ou de um grau académico superior estrangeiro num domínio da engenharia a que tenha sido conferida equivalência àquele grau, ou que tenha sido reconhecido com esse nível.

Durante o estágio os membros estagiários deverão frequentar o curso de Ética e Deontologia Profissional. Este curso deve ser igualmente frequentado por quem fique dispensado da realização do estágio.

Os candidatos diplomados em cursos de engenharia frequentados em Escolas estrangeiras devem informar-se sobre as respetivas condições de admissão na Sede da Ordem dos Engenheiros ou nas Sedes Regionais


Consulte aqui as "Perguntas e Respostas mais frequentes relativas às Candidaturas à admissão a membro estagiário ou efetivo".


Documentos para download

Formulário de Candidatura - Membros Estagiários / Efetivos

04-02-2016

Download




Formulário de Candidatura ao abrigo do Art.º 7.º, n.º 5 do Estatuto da Ordem dos Engenheiros
(consultar Medidas excecionais em vigor até 31 de dezembro de 2016)
03-05-2016
Download



Tabela das correspondências dos cursos de engenharia professados em escolas nacionais e as especialidades estruturadas na Ordem 
10-02-2017
Download

Parceiros Institucionais