fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
484cb00733d303228791fdee8d278aea.jpg

Membro Estagiário e Efetivo

Requisitos para admissão

Podem candidatar-se à admissão como membro da Ordem dos Engenheiros todos os titulares de licenciatura, mestrado, e doutoramento ou equivalente legal, em cursos de Engenharia, devidamente homologados pelo Ministério da Educação e Ciência conforme listas disponibilizadas pela Direção-Geral do Ensino Superior.

O processo de admissão inclui provas de admissão e realização de estágio.


Processo de candidatura

  1. O Candidato deverá preencher e imprimir o Formulário de Candidatura a Membro ou Formulário de Candidatura ao abrigo do Art.º 7.º, n.º 5 do Estatuto da Ordem dos Engenheiros (utilizar o computador para preencher os campos editáveis na 2.ª página do formulário).
  2. Juntar os seguintes documentos:
    - Fotocópia do B.I. ou do Cartão de Cidadão;
    - Fotografia (identificada com o nome no verso);
    - Certificados de Habilitações autenticados (obrigatório) com a descrição das unidades curriculares, data de conclusão e respetiva nota (no caso de Mestrado Integrado ou Mestrado 2.º Ciclo é também obrigatória a apresentação dos certificados de 1.º Ciclo);
    - Documentos de informação curricular (Curriculum Vitae).
  3. Efetuar o pagamento da taxa de candidatura (80€).

Toda a documentação que integra o processo de candidatura deverá ser entregue na Sede Regional ou na Delegação Distrital da área de residência para fins profissionais. Em alternativa pode ser enviada por via postal.

Nota: Recomenda-se a todos os candidatos a leitura do Regulamento de Admissão e Qualificação em vigor.

Finalizado o processo de candidatura, a regra geral será a admissão como Membro Estagiário. No caso do Candidato já possuir experiência profissional comprovada em Engenharia por um período mínimo de cinco anos, poderá requerer a dispensa da realização de estágio, podendo ser admitido de imediato como Membro Efetivo.

O membro estagiário tem a designação de Engenheiro-Estagiário e efetua o estágio nas condições previstas no Regulamento dos Estágios e demais normas definidas pelos órgãos da OE.

Existem duas modalidades de estágio pelas quais os candidatos podem optar: o Estágio Formal (com duração de 6 Meses) ou o Estagio Curricular (com a duração de dois anos). Na modalidade de estágio formal é necessário que o membro estagiário seja acompanhado por um Orientador de Estágio (o Orientador deverá ser Membro Efetivo da Ordem, inscrito há mais de 5 anos).

Durante o estágio os membros estagiários deverão frequentar o curso de Ética e Deontologia Profissional. Este curso deve ser igualmente frequentado por quem fique dispensado da realização do estágio.

Os candidatos diplomados em cursos de engenharia frequentados em Escolas estrangeiras devem informar-se sobre as respetivas condições de admissão na Sede da Ordem dos Engenheiros ou nas Sedes Regionais


Consulte aqui as "Perguntas e Respostas mais frequentes relativas às Candidaturas à admissão a membro estagiário ou efetivo".


Documentos para download

Formulário de Candidatura - Membros Estagiários / Efetivos

04-02-2016

Download




Formulário de Candidatura ao abrigo do Art.º 7.º, n.º 5 do Estatuto da Ordem dos Engenheiros
(consultar Medidas excecionais em vigor até 31 de dezembro de 2016)
03-05-2016
Download



Tabela das correspondências dos cursos de engenharia professados em escolas nacionais e as especialidades estruturadas na Ordem 
11-03-2016
Download

Parceiros Institucionais