fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
oe_80_anos_745x206px_oe_2_14206977345821a5726b923.jpg
d5be7ba33e7e6727c38d5f64aabf5905.jpg
f94424294702c78017e30b0c79e2043b.jpg
Região Centro
Região Sul
Madeira
Açores

A Ordem

Metrologia

Ordem dos Engenheiros cria Especialização em Metrologia

O Conselho Diretivo Nacional (CDN) da Ordem dos Engenheiros aprovou, por proposta do Conselho de Admissão e Qualificação (CAQ) e após o parecer favorável do Conselho Coordenador dos Colégios (CCC), a criação da Especialização Horizontal em Metrologia, cuja Comissão de Especialização inicial será constituída por:

•    Paulo Cabral (Coordenador)
•    Carlos Sousa (Coordenador adjunto)
•    Eduarda Filipe
•    Paulo Couto
•    Pedro Silva Girão

Introdução

A Metrologia, domínio do conhecimento relativo à medição, tem uma natureza transversal a todas as Especialidades da Engenharia e serve um vasto conjunto de atividades económicas, científicas e legais. Abrange a realização, o desenvolvimento e a manutenção dos padrões nacionais das unidades de medida; o estabelecimento da rastreabilidade dos padrões de referência e de trabalho a utilizar pela comunidade científica e industrial; a avaliação da incerteza das medições efetuadas; a aprovação de instrumentos de medição para aplicações comerciais, industriais e fiscais e outras áreas regulamentadas; o acompanhamento dos instrumentos durante a sua vida útil.

Enquadramento legal


A Metrologia está enquadrada pelo Decreto-Lei n.º 71/2012, de 21 de março, como parte integrante do Sistema Português da Qualidade (SPQ), o qual é tutelado pelo Ministério da Economia. O Subsistema da Metrologia do SPQ garante o rigor e a exatidão das medições realizadas, assegurando a sua comparabilidade e rastreabilidade, a nível nacional e internacional, e a realização, manutenção e desenvolvimento dos padrões das unidades de medida.
As regras gerais do Regime do Controlo Metrológico foram estabelecidas pelo Decreto-Lei n.º 291/90, de 20 de setembro, o qual foi regulamentado pela Portaria n.º 962/90, de 9 de outubro.
No caso de instrumentos de medição abrangidos por Diretivas Nova Abordagem, os seus requisitos essenciais estão definidos no Decreto-Lei n.º 71/2011, de 16 de junho, que transpôs para a legislação nacional a Diretiva dos Instrumentos de Medição (MID), Diretiva n.º 2009/137/CE.

Título de Especialista

Para ser Especialista em Metrologia é necessário:
•    Ser Membro Efetivo da Ordem dos Engenheiros, com o nível de qualificação sénior;
•    Ter mais de dez anos de exercício profissional na área da Metrologia.

Convidam-se, assim, todos os Engenheiros que reúnam as condições acima referidas a apresentarem o Requerimento para Outorga do Título de Especialista, juntando os demais elementos constantes do Regulamento das Especializações.



Parceiros Institucionais